A Equipe de Futebol que Preferiu Morrer a Perder

Até agora a pouco era certo na minha cabeça que o fato mais espetacular ocorrido na história do futebol era a "Batalha dos Aflitos". O curioso é que este jogo que me fez trocar de opinião tem uma certa semelhança. Uma pequena semelhança dentro de tantas diferenças abismais.

A única semelhança se deve no fato de nos dois acontecimentos a vontade de vencer, o sentimento de não se entregar até o final foi colocado em prática. Mas as semelhanças, por mais bonitas que sejam param por aí.

Tomei conhecimento de uma história que ao mesmo tempo é linda e triste, espetacular e comovente e, principalmente, muito inspiradora.

Como milhares de histórias que marcaram a humanidade esta também aconteceu durante o periodo mais negro da história moderna. A Segunda Grande Guerra Mundial.

Aconteceu na Ucrânia, em 1941. Recém invadida pelo exercito nazista, Kiev foi totalmente destruída pelos alemães. Que deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados.

Curiosamente esta história se deve e tem início por causa da paixão de um alemão pelo futebol.

(Não vou colocar nomes nesta historia pois são nomes russos, alemães muito complicados de escrever, e eu nao sei eles no atual momento).

Este alemao era um padeiro de Kiev. Ele, justamente por ser alemao, teve seu negocio poupado pelos nazistas. Morador de Kiev era um torcedor fanático do Dinamo.

Um dia andando pela ruas de Kiev (ou melhor, pelas ruínas de Kiev) este padeiro encontra entre os mendigos desabrigados o goleiro do Dinamo, time que como todos outros da cidade, havia sido fechado.

Comovido pela situacao de seu idolo, ele estendeu-lhe a mao, dando um emprego e uma chance. (parece a Lista de Schindler, hein!). Seus dias eram, além de fazer pão, conversar sobre futebol e sobre o Dinamo. Em uma dessas conversas o padeiro propôs ao goleiro que fosse à caça de seus companheiros de time, para que este pudesse ajudar aos outros da mesma maneira como fizera com ele.

Depois de conseguir achar todos os seus companheiros e todos estes terem sido empregados pelo padeiro salvador. Estes começaram a jogar futebol sobre uma nova alcunha, um time novo, o FC Start.

O Start começou a ganhar fama pela cidade após derrotar times do exercito nazista da Hungria, Romenia e da própria Alemanha. O time dava um alento a população ucraniana no meio de tanta desgraça e violência.

Preocupado com esse crescimento da fama do Start, Hitler mandou para um confronto o melhor time do exército alemão. Não adiantou muito, levou algumas goleadas.

Até que veio a ordem do III Reich - Matar todos os jogadores!

Alguns membros do exército acharam melhor não fazer isso imediatamente, pois isso poderia transformar o time em um mito ainda maior. O que seria péssimo para a idéia nazista de superioridade ariana no esporte.

Então foi marcado uma revanche final. O jogo decisivo. Os jogadores do Start receberam ordens e ameaças para perderem.

Na entrada de campo foram avisados para fazerem a famosa saudação à Hitler (hiel hitler!), mas ao invés de estenderem a mão, a colocaram no peito e gritaram uma palavra de ordem (de culto à atividade física) tipica dos soviéticos.

O primeiro tempo terminou com a partida 2 a 1 para o Start. No intervalo, no vestiário, altos membros do exército alemão invadiram e alertaram os jogadores - "Se vocês ganharem, ninguém sai vivo".

Mesmo com todo o medo da ameaça, os jogadores não puderam decepcionar toda aquela quantidade de fãs que viam no time uma unica alegria na vida. Seria pior que a morte, seria a morte da esperança.

Então voltaram para o segundo tempo com mais vontade, com mais inspiração. O placar já estava 5 a 3 para o Start quando um dos atacantes da equipe invadiu a grande área, deu

um drible humilhante no goleiro parou em cima da linha e chutou... mas em direção ao meio-campo, como um protesto, um gesto de revolta a toda aquela situação.

Dias depois aquela épica e emocionante vitória, os nazistas invadiram a padaria. Todos, exceto 2 dos jogadores que não estavam la naquele momento, foram presos e em seguida torturados e mortos. O primeiro de todos foi o padeiro alemão.

Hoje em dia, esta história é lembrada como uma das mais belas páginas da história da Ucrânia, contada nas salas de aula e lembrada em monumentos pela cidade de Kiev.

As pessoas que até hoje possuem o ingresso daquele jogo, tem entrada perpétua nas cadeiras do estádio de Kiev.

São histórias como esta que fazem o futebol ser o maior e mais espetacular esporte do planeta.

0 comentários: