Mito da Semana: Leonardo Pareja

E quem não se lembra dele?
Um dos maiores bandidos da história recente do Brasil. Com certeza o mais fanfarrão deles. Que apesar de ser um criminoso cruel, deixou uma mensagem encravada no bojo da sociedade brasileira, alertando para um sistema parcialmente corrupto e vendido.

Pra quem não se lembra muito bem dele, Leonardo Pareja era um jovem de classe média, que se dizia criminoso por vocação e não por necessidade. Realmente ele tinha vocação para isso, era inteligente e de boa fala. Sua imposição nata através de sua competência e dom para o crime atraiam as atenções das patricinhas de Goiânia, sua terra natal. Sobre o sucesso que fazia com as mulheres, uma vez Pareja disse: "Você já viu mulher gostar de alguma coisa que presta?".

Pareja ficou famoso em 1995 ao sequestrar na Bahia uma jovem garota, que para seu azar (segundo ele, para sua sorte) era sobrinha do velho ACM, o dono daquele estado. Depois de horas de embrólio, troca de tiros e muita negociação, Pareja conseguiu fugir e iniciou uma caçada que se desenrolou através de 3 estados. Uma perseguição cinematográfica onde houveram furos por barreiras policiais e fugas espetaculares. Leonardo Pareja se tornou notório por não se intimidar com policiais e sempre criticar a Policia Civil e sua (segundo ele) organização corrupta, ou seja, o guri era bom de Marketing. Guri literalmente, tinha apenas 21 anos, mas falava com propriedade de uma voz experiente dentro do mundo do crime.

Na cadeia, liderou o maior motim da história do sistema carcerário brasileiro. Não por acaso. Pareja tinha o trato para lidar e negociar. Ele fez do motim o seu espetáculo. Convocou imprensa, falou em Rede Nacional, deu entrevista exclusiva. Aliás este é outro dado importante na vida de Leonardo Pareja, ele em suas fugas, sempre parava para anunciar seus planos através das rádios, na maior cara de pau. Numa dessas vezes ele até anunciou ao chefe da Policia Civil do estado de Goias que estaria voltando para Goiânia para "aloprar" por aqueles lados.

Acabou morto em dezembro de 1996, aos 22 anos. Sua morte teve uma conotação simbólica tão importante que até uma dessas bixolas líder de organizaçoes a favor dos direitos humanos, colocou uma bandeira do Brasil sobre seu caixão. Pareja foi morto por rivais na cadeia, mas muitos afirmam que foi a mando de deputados e chefes da policia civil de Goias. Enfim, Pareja abriu os olhos da sociedade para o falido sistema penitenciário brasileiro.

Não quero fazer dele um herói através deste blog, pelo contrário. Pareja foi um doido, doido do mal, daqueles inteligentes insanos. Mas sua vocação para o crime ele conseguiu provar em apenas 1 ano e meio de notoriedade.

Abaixo ponho um vídeo (com uma dublagem sen-sa-cio-nalllll!!!) sobre essa curta notoriedade e vida bandida de Pareja... vale a pena (ao menos pela dublagem!)


6 comentários:

Unknown disse...
on

léo era muito pirado! o vídeo é bom,só falta o documentário do Régis farias com ele,no seu blog! um abraço

Anônimo disse...
on

O Leonardo fez a policia de besta,como todos nos sabemos q ele fazia isso só pra mostra como nosso Brasil é proficional q não sabem trabalha bem(os policias)

Unknown disse...
on

esse kara é foda

Anônimo disse...
on

Um delinquente juvenil que quis ganhar notoriedade e fama atraves da midia. Sem encontrar sentido em sua vida procurou preencher seu vazio escolhendo um caminho que sera um eterno mal exemplo pra qualquer ser humano que deseje ser feliz. Um pobre diabo infeliz...

regismith disse...
on

Um delinquente que quis ganhar fama atraves da midia. Sem encontrar sentido em sua vida, escolheu um caminho que so o levou a partir desta como um eterno mal exemplo pra qualquer pessoa que deseje ser feliz. Era um pobre diabo infeliz...

PRN disse...
on

Faliceu