Perdemos pro Avaí. É o fim do mundo?

Não costumo analisar futebol apenas por uma dezenas de passes ou por uma simples numeração de esquema tático.

Assim como existem fatos que deixam explícito determinadas situações, contudo em determinados casos acabam confundindo e escondendo outras.

Todos sabem que nosso blog foi um dos poucos veículos que ousou anunciar a crise que iria se instalar no Beira-Rio, bem na época das vacas obesas, no auge da bonança daquela equipe.



Enfim, vou tentar resumir em poucas linhas porque ganhamos com tanta superioridade no GRENAL e perdemos para o modesto Avaí.

Hoje em dia existem 5 fatores que determinam a imposição de um time sobre o outro.

1 - Qualidade técnica
2 - Organização tática
3 - Motivação
4 - Mando de Campo
5 - Acaso

No Grenal tivemos todos, todos estes fatores ao nosso lado. Ontem não.

1 - Não perdemos na qualidade técnica, continuamos superiores ao adversário, porém não tivemos a mesma eficiencia dos ultimos jogos.

2 - Este fator caminha muito junto ao mando de campo. O Gremio conhece todos os atalhos do gramado do monumental, torna-se um time muito mais organizado do que qualquer adversario. O inverso ocorre fora de casa. Nem sempre isto se torna preponderante, mas um time para entrar em condição de concorrente forte ao titulo tem que ter esse equilibrio, ainda não temos, mas acredito que teremos em breve.

3 - Entramos em campo ontem motivados pelo GreNal, mas nossa motivação sequer chegou próximo à dos Avaianos. Todos sabemos as questões culturais que envolve isso. Somos aqui no RS uma referência e um dos pilares que sustenta o futebol brasileiro. Isso deixa os catarinenses (em especial os manezinhos) mais raivosos quanto ao nosso estado. Para eles a vitória era uma questão de provar que eles tem valor e que nós não somos superiores. No mercado de trabalho, no dia-a-dia eles são esmagados e deixados de lado pelos gaúchos que lá desenvolvem a terra, resta tentar provar o contrário somente no futebol. Jogando lá, a motivação deles SEMPRE será maior. Jogaram uma final, tinha gente chorando no final da partida, tamanha a emoção.

4 - O mando de campo no futebol pode ser comparado como o saque em um jogo de tenis, ou seja, cada dia mais se torna vital para o sucesso de uma equipe ou profissional. O Grêmio faz bom uso de seu campo, muito acima dos demais, mas ainda não sabe se impôr fora de casa. Neste caso a técnica não é o suficiente. Existem times que mesmo sendo inferiores não serão batidos, resta agarrarmos as demais oportunidades, pois ainda tem sim muito bobo no futebol.

5 - O acaso é também algo explicável. Por isso pergunto. Se aquela falta do Souza que desviou na barreira tivesse entrado, será que tinhamos perdido?
Enfim, perdemos para um time que não assutou uma unica vez, mas soube fazer de uma simples falta a diferença.

Não vou colocar arbitragem neste rol de motivos para a derrota. Pois juizes ruins sempre teremos, já é algo que faz parte do jogo, não é um fator externo. Quanto a isso resta convivermos e aceitarmos.

Eu explanei tudo isso para dizer que nem tudo é sol mas nem tudo são trovoadas. Estamos buscando um equilibrio. Este mesmo time que não conseguiu ganhar ontem, pode ganhar de um Flamengo ou São Paulo fora de casa. Resta termos uma boa combinação desses fatores, e entrarmos em campo com o equilibrio e em um bom e inspirado dia.

Pra mim foi simplesmente uma derrota fora de casa. Vejo um bom futuro para o nosso time. Infelizmente muitos discordarão, mas esperemos algumas rodadas e volteira a mencionar este texto.

Pra mim iremos tranquilamente para a libertadores 2010, resta saber se com uma faixa de campeão brasileiro ou não.

2 comentários:

JulioAzzurra disse...
on

Porque não acrescentar mais um motivo pela derrota, que pelo visto não é só do time, mas da torcida e dos blogueiros - A SOBERBA. Muito simplista sua declaração de superioridade dos gaúchos em relação aos catarinenses.
As vezes é melhor calar.

bolhanarede disse...
on

ok julioazzurra, mas me diz uma coisa..

quanto ta o quilo da tainha aí na vila dos pescador?