Um Concorrente Juvenil Para Nosso Imortal Niemeyer

Dercy se foi... e com ela se foi também todo o favortismo pela imortalidade. Não se pode negar que ela foi um mito, mas o fato é que nosso grande campeão Oscar Niemeyer botou Dercy pra dormir mais cedo. Apesar de ele ter que persistir por mais 6 meses em solo terreno para que chegue até o mesmo periodo de vida de nossa diva da quinta idade, Oscar parece não dar sinais de cansaço. Seu casamento recém-consumado, sua nova cidade na Angola e sua aparência tranquila diante da possibilidade de alguma enfermidade não deixa dúvidas que ele viverá mais algum tempo, ao menos o suficiente para deixar Dercy para trás...

Acabou-se a rivalidade, Oscar não tem mais a quem confrontar de frente, olho-no-olho. Oscar é o única personalidade centenária de mesma nacionalidade que nosostros.

É inegavel sua supremacia, mas eis que surge um novo concorrente.. é verdade, um juvenil se comparado ao nosso Imortal.


Eis que surge... João Havelange.. um garoto nascido em 1916.. com apenas 92 anos nas costas.




Johnny Avalanche, como gosta de ser chamado por seus colegas de escola (pena que todos já estão enterrados faz algum tempo), aparece com sua aparência marota e malemolente, seu olhar juvenil e sua disposição de um jovem mansebo na flor da idade pode vir a se tornar um mito da imortalidade.

É verdade que João Havelange está anos-luz, ou melhor, anos terrestres mesmo, atrás de nosso grande Mun-rá Oscar Niemeyer. Mas em termos de títulos e reconhecimento ele é digno do aplauso e de rivalidade de nosso detentor da imortalidade.
João Havelange, integrou a seleção brasileira de pólo aquático, antes mesmo de inventarem a piscina. E nadou os 4 mil metros nas Olimpiadas de Berlim em 1936. Reza a lenda que Hitler ao olhar aquele rapaz infanto-juvenil, se aproximou-se e disse.. "Eu vou dominar o mundo"... Havelange não se intimidou e respondeu.. "Vai nada bigode, eu é que vou"...

João estava certo... foi presidente da CDB (atual CBF) e depois tornou-se presidente da FIFA, onde permaneceu por 24 anos no cargo. Quase um quarto de sua vida foram o suficiente para trasformar a Associação de futebol em uma potencia economica e detentora de um poder comparado às Nações Unidas.

Havelange não criou cidades como Niemeyer.. mas criou a comunidade internacional do futebol..

Este jovem velho senhor já teve um torneio nacional (Copa João Havelange, 2000) com seu nome e também cedeu seu nome ao Estádio Olimpico da Cidade do Rio de Janeiro (Estádio João Havelange, o Engenhão).
Eis que surge um promissor talento que futuramente pode se tornar um digno imortal.
Dale João Havelange!!!

0 comentários: