Faltam 05 Minutos

Hoje, vivemos em uma época onde tudo virou um produto bem embaladinho para ser vendido. E infelizmente talvez o que existe de mais passional no nosso país também caiu neste mesmo buraco.

Digo isso pois vemos, hoje em dia, jogadores que escolhem seu time pelo tempo que este aparece na mídia, ou pelos petrodólares que virão do exterior. Também vemos emissoras de televisão decidindo o que o telespectador tem que assistir e tem que entender, escolhendo e lançando musiquinhas politicamente corretas (agora a Globo resolveu até botar o wando na torcida do flamengo). Essa mesma emissora, além de escolher o repertório que será cantado no estádio, agora escolhe o que o espectadores irão escutar. Pois em um estádio onde existem 50 mil torcedores de uma equipe, ela resolve colocar o microfone na torcida de mil espectadores, pra mostrar que aquela torcida é "fiel" e faz a maior festa. Talvez a maior ferida aberta por essa nova era do mercado seja o tal dos jornalistas e comentaristas que ganham através da criação de polêmica, que deixam o jogo de lado e transformam uma partida de futebol em uma partida de erros de arbritragem e que basta o juiz nao acertar um lance que já esta pré-favorecendo alguém.

Enfim, explanei tudo isso pra dizer que tudo está virando um grande e estufado saco de merda. Não podemos mais apenas olhar e tirar nossas conclusões, escolher quem foi melhor ou pior, quem merecia ganhar ou perder. A TV já fez isso, e o que é mais grave, tudo isso com apenas com os olhos para faturar sobre o negócio futebol.

Bom, para quem ainda acredita que a essência de tudo isso, recomendo um documentário simples, singelo, mas que nas entrelinhas passa uma mensagem de esperança e de alerta.

O fillme Faltam 05 Minutos foi um documentário realizado sobre a volta do Inter de Santa Maria para a primeira divisão do gaúchão. Ok, agora você deve estar pensando: "putz, deram pra fazer dvd de tudo". Mas antes de tirar essas conclusões, saiba que este filme foi feito sob a ótica de 5 narradores de emissoras da região. E é essa a grande sacada do filme. Pois frente todas as dificuldades, o fato de se classificar para um campeonato regional semi-falido faz com que profissionais do rádio mostrem todo seu lado passional, torcedor e de certo ponto amador. O que começa com um gol viram 5 minutos de fortes emoçoes, e esse momento de emoção e aflição que vai tomando conta do estádio e da narração é passado para os espectadores do filme de uma forma tão bonita e legal que faz a gente ainda acreditar que existe pessoas que fazem futebol sem segundas intenções.

1 comentários:

Gabriel disse...
on

tem em dvd pra alugar ou o que?