Olivia é uma garotinha de 14 anos que entendeu a crise financeira dos Estados Unidos. Isso porque ela é irmã do economista Kevin Nguyen, colunista do jornal digital The Bygone Bureau, que publicou em sua última coluna a explicação que deu para ela sobre a crise.
Abaixo, a conversa dos dois:
"Kevin: Tem acompanhado as notícias?
Olivia: Sim, mas não tenho entendido direito.
Kevin: Imagine que eu deixei você pegar emprestado $50 mas, em troca da minha generosidade, você prometeu me pagar os $50 com um extra de $10. Pra ter certeza que você vai me pagar, eu pego o seus cards do Pokemon como garantia.
Olivia: Kevin, eu não brinco de Pokémon mais.
Kevin: Eu vou chegar lá. Vamos dizer que o Pokémon vale $50, então caso você decida em não me pagar, ao menos eu terei algo que vale o que emprestei.
Olivia: Ok.
Kevin: Mas, um dia, as pessoas percebem que Pokemon é uma bobagem e todo mundo decide que os cards são supervalorizados. Como se todo mundo tivesse feito 12 anos no mesmo dia. Agora seu Pokémon vale apenas, digamos, $25.
Olivia: Ahm-ham.
Kevin: Ao mesmo tempo, você está tendo problemas em me pagar os R$ 60 que me deve. Então, de preferência, o que você vai fazer: tentar me pagar os $60 ou simplesmente não paga e me dá o seu Pokémon de $25?
Olivia: Te dou o Pokémon.
Kevin: Obviamente. Quem faria o contrário? Agora, o banco – ou melhor, eu – perdeu $25 enquanto esperava lucrar $10. Que lição tiramos daqui?
Olivia: Que Pokémon é uma bobagem.
Kevin: Certo, mas continue.
Olivia: Que os cards do Pokémon talvez valessem menos antes do que vale agora?
Kevin: Passou perto. Você não pode contar em estimar valores para sempre. Mas há uma outra boa lição nesta analogia.
Olivia: Que você não deveria ter me emprestado o dinheiro?
Kevin: A-ha, na mosca. Você tem 14 anos e nenhuma fonte de renda. O que iria me convencer a te emprestar o dinheiro se não tenho certeza se você pode me pagar de volta?
Olivia: Porque você poderia pegar meu Pokemon de $50. Você ou poderia ter ganho $10 ou pegar algo do mesmo valor que me emprestou. Se as pessoas não percebiam que Pokemon é uma bobagem, então não havia chance de você perder alguma coisa.
Kevin: Então, ao invés de um empréstimo de $50, imagine que são centenas de milhares de dólares; ao invés do seu Pokémon, é a sua casa. A prosperidade dos Estados Unidos foi construída na idéia que imóveis/Pokémon nunca iriam perder seu valor. Multiplique esse pensamento positivo por milhares de pessoas e você pode entender a escala do nosso problema.
Já que você não pode me pagar, eu não posso pagar minhas contas e não posso mais emprestar dinheiro algum. E nosso país depende da habilidade de emprestar dinheiro.
Olivia: Isso não faz muito sentido. Se eu peguei seu dinheiro emprestado, eu vou gastá-lo.
Kevin: Bem, a idéia é que você irá gastar de uma maneira que vai fazer você fazer mais dinheiro no futuro – como uma faculdade ou abrindo um negócio.
Olivia: Ah, entendi. Mas tenho uma pergunta pra você: você usou o exemplo do Pokémon porque me considera nerd?
Kevin: Só queria que fosse fácil pra você entender.
Olivia: Tudo bem. Mas pare de contar pras pessoas que jogo Warcraft. Superei isso totalmente.
Kevin: Não se preocupe, Olivia. Eu costumo fazer coisas bem mais nerds. Já ouviu falar do jogo Magic: The Gathering?
Olivia: Que diabo é isso?"
Eu conhecia essa só que com maçãs...
Entendi!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário