Grêmio, Paulo Autori e o 4-4-2.

Depois do empate suado de sábado contra o Goiás, muitos começaram a questionar as escolhas de Paulo Autuori e do novo esquema 4-4-2.

Não quero iludir ninguém e nem me iludir sobre o sucesso do Grêmio, principalmente na Copa Libertadores. Mas acredito que muitos estão entrando em desespero muito antes da hora. Basta olharmos para nosso adversário de quarta-feira, que também poupou alguns jogadores, e tomou uma tunda do jovem Barueri. E cá entre nós, o Goiás é mais time que o enfadonho Barueri.




Vamos a alguns pontos que acho importante destacar, sobre atual situação do Grêmio e o tão falado 4-4-2:

1 - Tulio e Adilson deram mais consistencia ao meio campo e liberaram o Tcheco que anda realizando boas partidas. Antes, com tcheco na volancia, o Adilson perdia quase todas as bolas em que ele tentava sair. Agora ele tem liberdade para avançar, ao invés de ficar sob pressão e arriscar o passe.

2 - A zaga fica melhor quando o Thiego entra na direita no lugar do ruy. O Souza joga no meio campo pela direita, por isso não precisamos de um lateral que avance muito. Precisamos é de alguem que resguarde aquela linha do gramado.

3 - Fabio santos começou a render muito mais no 4-4-2. Já que ele não é um menestrel do drible, ao menos tem conseguido apoiar com consistência.

4 - A grande incógnita para o sucesso do 4-4-2 é se Tcheco e Souza irão se acertar, na medida que eles conseguirem se entrosar, o esquema será um sucesso. São dois jogadores que tem tudo para se encontrarem, o jogo cadênciado do Tcheco é o que falta para o habilidoso porém, as vezes, equivocado Souza.

5 - Maxi e Herrera é a opção certa no ataque. Se o Grêmio quiser mostrar algum diferencial mediante aos demais times, este se encontra na marcação na saída de bola pelos avantes. Se Herrera sempre foi agraciado pela torcida por sua vontade, nesta vez ele encontrou um companheiro tão (talvez até mais) voluntarioso na marcação inicial. Essa bola recuperada, pode ser a PRINCIPAL arma do time do Grêmio.

6 - Paulo Autuori não será um Felipão a beira do gramado. Mas já tem demonstrado que não é mais apenas um técnico pensativo na casa mata. Tem mostrado que também pensa no torcedor, buscado se adaptar ao estilo que agrada a nação gremista, de ficar na beira do campo fiscalizando cada jogada do time.

7- Esqueçam Douglas Costa para este primeiro semestre. Voltará a ter chance apenas após a libertadores.

8 - Não confundam jogo de sabado as 18:30 por uma rodada qualquer do brasileirão com semifinal da libertadores. O mesmo vale para nosso adversário. Vai ser um embate de igual para igual, mas diferentemente do que a maioria dos analistas pensam, vejo o Grêmio um pouco acima do Cruzeiro em termos de futebol e competitividade.

0 comentários: