Casa do Kukurro - o poder da mandioca


"Um exemplo direto desse elo estreito entre a cultura indígena e a variabilidade de sua lavoura foi flagrado por Freitas numa aldeia da tribo yawalapiti, uma das 17 etnias que habitam o Parque Indígena do Xingu. Intrigado ao notar estranhas estruturas circulares na lavoura de mandioca de um dos moradores da aldeia, o agrônomo da Embrapa foi informado pelo índio de que aquela era a 'Casa do Kukurro', uma oferenda feita às lagartas normalmente encontradas na plantação, as quais são vistas como espíritos protetores da mandioca.
'Normalmente, os índios separam as variedades de mandioca nos canteiros, mas na Casa do Kukurro todas são plantados juntas, chegando a haver até 15 variedades misturadas', conta o pesquisador. E aí é que vem o pulo do gato: ao crescer, as plantas oriundas desse plantio conjunto florescem e podem fecundar umas às outras. 'Você tem um ambiente de recombinação genética intensa'".
fonte: globo.com
Para quê estudar anos em faculdades se os índios com suas tradições são muito mais avançados em tecnologia genética. Agora, porque logo com a mandioca (aipim), não poderia ser outro vegetal menos propenso a anedotas?

0 comentários: