Um pouco de futebol

Eu não aguento mais. Honestamente, chega. Estou de saco cheio. Não quero discutir qualidade, tática, eficiência, defesa, 4-4-2 ou 3-5-2. Quero é comentar sobre uma troca de papéis no futebol.

Motivado pelas reclamações de Fernandão, chorando por não ter sido contratado pelo inter, eu como gremista – e assim sendo isento de qualquer emoção quanto a esse jogador – digo, o Pifio agiu certo. Só porque ele jogou bem a três anos quer dizer que ele pede e volta. Não! O inter não precisa dele, então não vai jogar e ponto final. Aí vem a torcida dizendo ó Fernando, ai Fernando, ui Fernando. E Fernando “Uma casa me abre as portas e a outra me fecha.” Não fechou o ignorante, só não precisa de um cara de 31 anos que ganhe 180 mil reais. Com esse salário contrata um argentino que ta em crise que vai correr dez vezes mais. O Maxi ganha 200.
O Grêmio até meses atrás teve o mesmo problema. A torcida queria Jardel de volta. Volta Jardel, o artilheiro da libertadores, mítico camisa 16. Vá te as fava. Velho, gordo e alcoolatra. O Grêmio necessitando de um jogador que desse resposta imediata e a torcida querendo o Jardel para ficar no banco, marketing. Não vou tão longe: Emerson queria voltar para o Grêmio. O grêmio tem 16 volantes, pra que o Emerson? Experiência no grupo, influência. Ma va fan culo! O Grêmio precisa de um lateral-direito não de um ex-jogador.

O jogador de futebol brasileiro se esqueceu que esse é o emprego dele, ele é um funcionário de uma empresa, um clube. Não tem que querer jogar no time, o time que tem que querer o jogador! Não tem que querer que a torcida apoie o tempo todo, tem que agradar a torcida! Reclamar que a torcida está reclamando. Ela está pagando! Em qualquer outro negócio o consumidor é que tem razão, que movimenta a empresa e que precisa ser agradado, afagado. Mas no futebol não, tem emoção. A emoção é o que está destruindo o Grêmio com uma direção amadora. A emoção é o que está começando a ser a ruina do Inter, com a volta de dirigientes que trabalham pelo coração e a manutenção do ja conhecido pastor das ovelinhas. Será que as pessoas acham que a contratação de Kaka e Cristiano Ronaldo é por emoção? Jogadores que se enquadram no perfil galatico. Perfil de trazer dinheiro! Agora o Chelsea anunciou pacotão Pirlo, Ribery e Aguero. Pura emoção, puro coração. E não vem me dizer que é futebol europeu, com mais dinheiro, com mais visibilidade. O futebol brasileiro é assim porque quer.
Fernandão, pega tuas malas e vai pra Goias. O inter não precisa. Emerson, boa sorte no Santos o Grêmio não te precisa. Parabéns Pifeo, parabéns Duda Falamansa Kroeff. Finalmente vocês fizeram alguma coisa boa.

E a torcida? A torcida precisa de um exemplo. E esse exemplo vem de um piá. Se tivessemos mais pessoas que pensassem que nem ele, o futebol brasileiro e especialmente o gaucho estariam dando um grando passo para a profissionalização.

Vai guri, mostra pra eles.

0 comentários: