Humor se aprende na escola

Hoje em dia eu noto que o humor no Brasil anda meio que forçando a barra.

Este humor que sempre teve como caracteristica principal o bordão fanfarrão, onde todos os quadros tem um ou dois bordões que ficam guardados na mente dos espectadores. Isso é batata, foi vital para a sobrevivência desse humor de certa maneira ingênuo e bacaninha.

Porém chegamos ao limite. Roteiristas de programas de humor conseguiram se nivelar aos de filmes pornô da brasileirinhas na criatividade das histórias, dos dialogos e das piadas. O Zorra Total é a mais pura prova disso. Um progama que faz rir apenas os menores de 8 e os maiores de 80... nesse intermédio não há quem ache graça.

Nessa medida, quem se sobressai na comédia no cenário nacional é quem foge desse bojo do humor brasileiro, quem utiliza caracteristicas além fronteiras dentro do territorio nacional. Por isso vemos crescer o número de artistas de Stand Up, ou um programa de origem argentina como CQC, enfim. O humor clássico brasileiro foi estuprado e assasinado pela falta de uma caracteristica básica.... a simplicidade.

E isso não quer dizer que nosso humor foi engolido por um estilo diferente e mais bem sucedido. Negativo. Nosso estilo de comédia era muito bom, mesmo sendo dessa maneira ingênua e talvez ultrapassada para alguns, mas realmente era muito bom.

Ser simples e bem sucedido não é criar quadros de 5 minutos com personagens idiotas e fanfarrões que exageram nas expressões e no volume da voz. Ser simples é criar um programa onde você cria um espaço para diferentes piadas em um ambiente unico e dentro de um mesmo conceito, com interatividade. O maior exemplo disso... a Escolinha do Professor Raimundo.

Por isso, resolvi fazer esse post. E fazer uma homenagem a dois gênios do humor.. um já se foi.. e o outro esta enjaulado pela dona Globo.

Rolando Lero, personagem de Rogério Cardoso, era um daqueles cômicos que fazia o povo cair na gargalhada apenas com sua expressão de quem não conseguia segurar o riso e fazia do humor uma coisa natural e totalmente simples.

0 comentários: